Você planeja viajar de avião neste fim de ano? Hoje a gente dá dicas sobre como evitar problemas na compra de passagens promocionais, além de recomendações importantes sobre como você pode se organizar para reduzir os imprevistos na hora de pegar o voo e poder curtir suas festas e férias.

Estamos quase chegando na alta temporada, mas a Black Friday está aí e há quem prefira deixar a passagem para a última hora para pescar alguma promoção ou até definir sua programação de férias com base em um destino mais em conta. Só que na animação e na correria desse período você corre o risco de não fazer um bom negócio ou até cair em golpes.

Eu conversei com empresas especializadas em orientar e defender legalmente consumidores que tiveram problemas com passagens, voos e bagagens. Aliás, no próximo podcast, as legaltechs desse setor explicam como garantir seus direitos junto às companhias aéreas.

Navegue em sites oficiais
Para quem busca passagens aéreas em promoção, a primeira dica é navegar por sites oficiais de empresas registradas no Brasil, seja diretamente no site da companhia aérea – e aqui muito cuidado com sites clonados – ou em buscadores conhecidos como MaxMilhas, Decolar e 123Milhas.

“Muitas vezes surgem buscadores que bombardeiam a mídia digital de propagandas só que, muitas vezes, essas empresas possuem registro em outro país”, alerta Humberto de Lima, co-fundador da Cancelou.com. “Se a pessoa tiver que fazer uma alteração ou cancelar do voo, o fato desta empresa estar sediada em outro país vai travar muito a comunicação – e os direitos do consumidor também”, ele alerta.

E se estiver com dúvida se a empresa é confiável, o Gabriel Zanette, sócio da LiberFly, aconselha pesquisar a reputação da empresa, olhando sua nota no resultado de busca pelo Google, opiniões de clientes nas redes sociais e em sites especializados como o Reclame Aqui.

Entenda as condições da promoção
Encontrou uma oferta imperdível? Antes de dar o clique para comprar leia com atenção as condições de venda do bilhete promocional. A passagem permite cancelamento, alteração ou devolução do seu dinheiro? “É neste contrato que estão discriminadas as principais informações relacionadas à compra da passagem aérea, como as condições para casos de solicitação de reembolso, cancelamento, multas, entre outros”, alerta a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Preencha corretamente os dados do passageiro
Outra dica da ANAC é que o passageiro “se atente no momento de descrever seus dados pessoais, evitando assim que seja preciso corrigir alguma informação ou que o erro cause algum problema no ato do embarque”. Então deixe a ansiedade de lado e verifique se os dados dos passageiros estão corretos para não correr o risco de ficar de fora do voo.

Antes do voo, verifique a previsão do tempo
Com o aumento no número de voos nessa época do ano, entre 30% e 40% pela estimativa do Gabriel, a possibilidade de você ter problemas na hora de pegar o voo também fica maior. Então aqui vão algumas dicas de cuidados antes de viajar que podem te ajudar a reduzir seu índice de imprevistos.

Já viu a previsão do tempo para o seu destino? Então dê uma olhada especialmente se for curtir o inverno no exterior porque os voos podem ser cancelados por conta do mau tempo. De qualquer maneira, vale checar se o motivo do cancelamento ou atraso do voo é esse mesmo. “Se chegar ao balcão e tiver a informação de que houve atraso por problemas climáticos, verifique se outros voos estão decolando e faça fotos do painel de avisos de voos para criar provas em caso de problemas”, aconselha o executivo da LiberFly.

Faça um inventário da sua bagagem
Humberto lembra que o extravio de bagagem também costuma aumentar nesse período de fim de ano. Ele recomenda que o viajante tenha uma mala bem identificada, leve alguma roupa na mala de mão e faça um inventário com fotos do conteúdo da mala antes de fechá-la. “Isso facilita bastante para a companhia aérea encontrar a bagagem”, afirma.

Chegue com antecedência mesmo
No dia do voo chegue cedo. A ANAC recomenda chegar com antecedência mínima de uma hora, em voos domésticos, e de duas horas para voos internacionais. “O passageiro deve se atentar aos horários determinados pelas companhias aéreas para check-in, fechamento do despacho de bagagem, embarque na aeronave etc.”, diz a agência. No site da ANAC há recomendações sobre compras de passagens, alterações de voos, bagagem, documentos necessários entre outros.

Fique de olho no app e no site da companhia aérea
Gabriel também indica que o consumidor fique ligado no aplicativo da companhia aérea e no e-mail que usou para comprar a passagem para acompanhar avisos sobre qualquer alteração em seu voo.

Antecipe seu check-in online
O site e o app também são ferramentas importantes para fazer o check-in antes de chegar ao aeroporto já você vai encontrar  filas de atendimento enormes e, em alguns casos, você pode escolher um assento melhor. A dica vale mesmo para quem vai despachar bagagens. Caso tenha problemas com o app ou o site da companhia, faça um print da tela e guarde as imagens como garantia.

Se for perder o voo de ida, avise a companhia
E se por acaso você estiver prestes a perder o primeiro voo de ida, um conselho muito importante: avise a companhia. “Temos visto que as pessoas que vão perder o voo de ida apenas compram outra passagem, sem avisar a companhia, mas perdem a garantia da volta”, conta Humberto, da Cancelou.com .

“Se o passageiro perceber que não vai dar tempo de pegar o voo de ida é muito importante que ele avise a companhia aérea, seja por telefone ou e-mail, que perderá aquele trecho, mas que vai usar o voo de volta. Caso contrário será caracterizado o ‘no show’ e todo o trecho será perdido. Se você avisar, a companhia é obrigada a te garantir o voo da volta”, aconselha o executivo.

Continue acompanhando o podcast no Deezer, no Spotify ou no letraselucros.com com dicas de tecnologia para a sua vida financeira. Veja também as notícias do portal e envie suas perguntas ou sugestões na área de comentários ou pelo e-mail [email protected] .

CONTINUAR LENDO

Veja dicas para evitar problemas em voos neste fim de ano
Baixar podcast 1 0