Estourar o pacote de dados antes do tempo e ter que pagar um extra para não correr o risco de ficar sem internet no celular, ninguém merece. Afinal, estamos conectados o tempo todo e fica difícil viver off-line para tentar economizar. A boa notícia é que existem aplicativos e configurações que você pode adotar no seu aparelho para reduzir o consumo de internet móvel sem sofrer.

O aplicativo gratuito My Data Manager permite que você entenda seu perfil de uso de internet e assuma o controle dos seus gastos. O app disponível para aparelhos Android ou iOS identifica os aplicativos que mais consomem sua internet móvel, faz uma estimativa do seu consumo naquele mês e ainda envia um alerta quando você chegar perto de ultrapassar franquia contratada. Para medir seu uso de dados o My Data Manager usa uma rede virtual privada chamada a Data Shield VPN. “Nós medimos seu uso diretamente na fonte enquanto protegemos seus dados e privacidade de ameaças online”, informam os criadores do app. Eles esclarecem que o sistema traz “pouco ou nenhum impacto na velocidade de da internet”.

O Mobile Counter, disponível somente para dispositivos Android, usa gráficos para mostrar seu consumo de dados em redes móveis e Wi-Fi no dia, na última semana e no mês. Em um dos gráficos você consegue acompanhar quais os aplicativos que mais consomem seus dados e os que você mais acessou naquele dia. É possível criar notificações para saber se o seu consumo de internet está acima da média diária e receber um aviso quando sua franquia estiver acabando.

O Datally é um aplicativo do próprio Google para ajudar usuários do sistema Android a administrar o consumo de internet móvel e promete economizar o uso de dados em até 30%. Entre suas funções estão o um Banco de Emergência, que permite guardar uma quantidade de dados caso sua franquia acabe antes da hora. Assim você não vai ficar desconectado se precisar mandar uma mensagem ou chamar um Uber por exemplo. Já o Modo de Dormir desativa qualquer consumo de internet durante à noite, porque alguns aplicativos ficam acordados e drenam uma parte dos seus dados enquanto você dorme. Outra função bacana o Datally é detectar redes Wi-Fi de qualidade por perto.

Navegadores móveis como Chrome e Opera criaram versões mais leves para usar menos dados enquanto você acessa informações na rede. Para usar o “Modo Lite” do Google Chrome no seu aparelho Android abra o aplicativo do Chrome e acesse os três pontinhos para abrir as Configurações. Quase no fim da lista você encontra o “Modo Lite” e é só “Ativar”. O Opera Mini, promete trazer uma economia de até 90% em consumo de internet e está disponível para quase todos os aparelhos incluindo os modelos mais simples. Já o navegador Safari, para iPhone, possui o recurso “Salvar Off-line” na Lista de Leitura para você não ter que recarregar as páginas salvas quando for ler depois. Basta ir em Ajustes, Safari e ativar o recurso “Salvar Off-line” no fim da lista.

O WhatsApp, que nós usamos tanto, também pode ser configurado para depender bem menos da sua internet móvel. Em aparelhos Android acesse as “Configurações”, depois “Conversas e Chamadas”e ative o campo “Reduzir uso de dados”. No WhatsApp para iPhone acesse, dentro do aplicativo, o campo “Ajustes”, depois “Uso de Dados e Armazenamento” e escolha “Reduzir Uso de Dados”. Aproveite o momento para configurar o Download Automático de Mídia, seja no aparelho Android ou no iPhone, e marque o download somente quando estiver em redes Wi-Fi. Caso contrário, ele vai baixar fotos e vídeos automaticamente usando seu plano de dados.

Serviços de streaming como Spotify e Netflix oferecem downloads de conteúdos para você assistir off-line. Aproveite o recurso no lugar do streaming, mas só baixe suas listas de música e filmes quando estiver em uma rede Wi-Fi.

Vale lembrar que há outras configurações nos próprios sistemas operacionais que também ajudam a reduzir o consumo de dados. Vale conferir as dicas para dispositivos Android e para dispositivos iOS (iPhone ou iPad).

Continue acompanhando as dicas aqui da coluna iBolso sobre como a tecnologia pode ajudar em suas finanças pessoais e confira as notícias do  http://letraselucros.com . Compartilhe sua pergunta, comentário, ou sugestão aqui no site ou pelo e-mail [email protected] .

CONTINUAR LENDO

Veja dicas para economizar dados no celular
Baixar podcast 1 0