O mercado de bitcoins viveu emoções fortes na semana em que a moeda virtual teve uma queda de mais de 30% em relação ao pico do mês de setembro e, na sexta, voltou a se recuperar.

A montanha-russa começou a andar por conta de decisões de autoridades da China, no dia 4 de setembro, proibindo a oferta inicial de moedas digitais (ICO, na sigla em inglês) para capitalização de novas empresas. Para completar, na última semana, o Reino Unido emitiu um alerta aos consumidores sobre os riscos dos investimentos em ICOs e, na sequência, o presidente do JP Morgan disse que bitcoin “é uma fraude”. A semana seguiu com o anúncio do fechamento da bolsa de bitcoins BTCChina, na quinta-feira (14), mas fechou com recuperação de cerca de 20% no valor da moeda virtual.

Veja abaixo o gráfico da CoinDesk com a trajetória das bitcoins na última semana:

No começo de setembro, o professor Robert Shiller, ganhador do prêmio Nobel de Economia que previu a bolha imobiliária norte-americana, também declarou que a bitcoin poderia ser uma bolha. Será? Veja aqui um debate  com Shiller sobre o assunto.

Continue acompanhando a coluna iBolso. Mande seus comentários e dúvidas aqui no post ou pelo e-mail [email protected]


Bitcoins na montanha-russa

Bitcoins na montanha-russa

Baixar podcast 1 0