Mara, Tenho aplicação em CDB com 95% do CDI (250 mil reais), 15 mil reais em um fundo imobiliário Bbpoo11 + 15 mil reais no Saag11+ 7 mil reais em ações na Camil. Pretendo não usá-los antes de 03 anos. Qual sua opinião? Trocaria de aplicação?

Eduardo,

Tudo bem?

Obrigada por ter mandado a sua dúvida pra gente!

Na hora de escolher os investimentos é importante saber qual é o seu perfil de investir: conservador, moderado ou agressivo. É a partir daí que você toma decisões.

O professor Guilherme Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explica que quase 13% dos seus investimentos estão em renda variável. “Se tiver perfil, vale a pena arriscar pra tentar retornos maiores do que na renda fixa. Se o nosso leitor já fez esse estudo e tem perfil pra isso, não tem motivo para não investir”, avalia.

Agora… uma dica em relação à renda fixa: se você não pretende mexer nos investimentos por 3 anos, você pode buscar um CDB com uma rentabilidade maior, de 115%, 120% do CDI. Lembrando que o FGC garante até 250 mil reais por CPF, já contando aí os rendimentos. Então tem que ficar atento a isso também.