Alguns anos recebi uma indenização trabalhista, sem saber o que fazer e por orientação do gerente do Itaú, coloquei o dinheiro em VGBL. Mais tarde, precisei comprar um apartamento e saquei uma parte. Já fiquei muito revoltado porque paguei 10% de IR. Agora meu saldo é de pouco mais de R$15.000, não tenho como depositar mensalmente para uma previdência complementar; não sei exatamente como funciona; e não posso, eventualmente, sacar porque pago 10% de IR; e o rendimento atual está muito baixo. Queria mudar para outra aplicação, mas se retirar o dinheiro perco 10%. Não sei o que fazer!

 Por Bruany Bianchi

Quando falamos de investimentos financeiros temos algumas opções e cada uma delas tem sua tributação especifica. Se sua tributação na previdência encontra-se em 10% ao meu ver está em uma ótima alíquota, pois é a menor possível, mas isso não significa que você tenha o melhor rendimento.
 
Vale a pena você comparar o rendimento líquido desta aplicação com a de outro fundo ou CDB mesmo pagando mais IR, porém com o rendimento maior. E quando for comparar lembre-se de comparar rendimentos líquidos.
 
Orientações por Renato Rodrigues, CFP®