Quero fazer um investimento para minha neta que acabou de completar 02 anos. Quero depositar uma quantia mensal por volta de $100 a $200 reais para ela usar quando fizer faculdade... provavelmente daqui a 16 anos. O que fazer??

Por Bruany Bianchi 

Em função do prazo e o valor da aplicação, o ideal é adquirir títulos de longo prazo. Francis Hesse, consultor financeiro da F.Hesse Finanças Pessoais, faz a seguinte recomendação: “compre títulos do Tesouro Direto com taxas prefixadas, pois a rentabilidade oferecida atualmente é bem interessante neste caso”.

Ele sugere uma pesquisa no site do Tesouro Direto na internet, que disponibiliza informações sobre todas as opções disponíveis nesta modalidade de aplicação. A página é https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/descubra-o-seu-perfil. No mesmo site, você pode acessar um questionário que ajuda a identificar o seu perfil de investidor e definir qual opção enquadra-se melhor dentro das suas necessidades.

O link é http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/perfil_investimento_novosite.asp

Como você vai fazer esta aplicação mensalmente, por um período prolongado, outra informação é consultar periodicamente a rentabilidade oferecida por outras opções de longo prazo. Como as taxas oscilam com as variáveis do mercado, uma determinada aplicação pode ser interessante num determinado momento e menos atrativa em outro. Portanto, vale a pena ficar de olho e acompanhar de perto essas variações.