Olá! Primeiro quero agradecer a oportunidade de ter acesso a profissionais reconhecidos do mercado financeiro!! Bem, a pergunta é a seguinte: quando uso a calculadora de aposentadoria deste site, ao colocar por exemplo 5000,00 reais de receita e 3000 reais de despesa, fica negativo o valor acumulado. Teria como explicar o uso desta calculadora? Grata, Suzana

Oi, Suzana!

Obrigada por enviar a sua pergunta pra gente! Essa ferramenta é para você ter uma ideia do quanto vai precisar de previdência complementar. Ali, é feito seguinte cálculo: despesas menos renda. Se a despesa for maior do renda, a diferença vai ser justamente o que você precisa receber da outra aplicação para cobrir os gastos.

No seu caso, o valor da renda é de R$ 5.000,00 e as despesas somam R$ 3.000,00. Portanto, ao fazer a conta despesa menos renda, o valor dá negativo mesmo (3.000 – 5.000 = -2.000). Isso quer dizer que, para você, não é estritamente necessário complementar a renda. Mas a gente sabe como é importante investir em previdência justamente porque os gastos aumentam conforme a idade avança. Por isso, esse investimento não deve ser descartado, embora hoje a sua situação pareça confortável.

Tem mais dúvidas? Não deixe de escrever pra gente!

Grande abraço,

Equipe Letras & Lucros