Tenho 50 anos, não tenho previdência privada, e trabalho ha mais de 35 anos , porém arrecadei só 30 anos , o que tenho que fazer? Pago até os 60 anos de INSS. E minha esposa tem 44 anos e só arrecadou 7 anos, o que tenho que fazer para ela ter uma aposentadoria aos 60 anos com um salário por mês, para que também possamos fazer uma poupança?
Por Bruany Bianchi

O Ministério da previdência social diz  que a aposentadoria por tempo de contribuição no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) não exige comprovação de idade mínima, sendo necessário apenas que o trabalhador contribua durante 35 anos, no caso dos homens, e 30, mulheres. Porém com o fator previdenciário o valor a ser recebido poderá variar.

Adriano Moreno, presidente da FuturaInvest argumenta que nesta situação, faltam apenas 05 anos para ter direito a requerer a aposentadoria por tempo de contribuição, não sendo necessário aguardar os 60 anos para requerer o benefício, pois, o tempo mínimo exigido são 35 anos.

Você pode fazer uma avaliação, aos 55 anos se a aposentadoria, naquele momento, será vantajosa, ou se vale a pena contribuir mais alguns anos para aumentar seu benefício, geralmente não vale a pena esperar.

Quanto a sua esposa retome as contribuições o quanto antes, que poderão ser feitas através do carnê ou emissão da guia pela internet, no site da previdência social. Para que seja possível ela se aposentar aos 60 anos, é necessário ela ter no minimo 15 anos de contribuição.

 

E se caso você não saiba em qual categoria estão, você pode agendar uma visita ao INSS pelo telefone 135 ou pelo site do Ministério:http://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/142