Olá! Como funciona o fundo FoF? Qual a garantia que tenho ao investir nisso, não há risco de perder meu dinheiro?

Olá!

Obrigada por enviar a sua dúvida pra gente. Vamos começar explicando o que é um FoF. A sigla vem de Fund of Funds, ou fundo dos fundos, em português. É um tipo de fundo que só pode comprar cota de outros fundos.

Com isso, o investidor consegue acessar vários fundos por meio de uma única aplicação. “Vamos supor que ele queira investir em determinado fundo cujo ticket mínimo é de R$ 500.000,00. Ele pode não ter esse dinheiro ou ter e não querer colocar todo o valor em uma única aplicação. Com o FoF, ele pode, com um valor menor, ter acesso a produtos que sozinho não talvez não tivesse”, explica Arnaldo Curvello, sócio-diretor da Ativa Investimentos. Ou seja: com um valor mais baixo, o investidor aplica em mais de um fundo, diversifica a carteira e, assim, mitiga os riscos.

Outra vantagem é uma seleção mais profissional de ativos. “Sozinho, o investidor costuma montar a carteira quase que de forma amadora. Ele olha a performance passada e opta em cima disso, mas, muitas vezes, não sabe, por exemplo, se o gestor mudou. Já o gestor do FoF sabe o que se passa em cada um desses fundos e isso faz com que a escolha da carteira seja mais profissional”, afirma Curvello.

Mesmo assim, é claro que tal investimento não é livre de risco. A volatilidade de determinado FoF costuma ser menor do que a de um fundo isolado do mesmo grupo. Vamos supor que seja um fundo de fundos que compre cotas de outros fundos imobiliários. O risco dele tende a ser menor do que o de um fundo específico daquela categoria já que no FoF há cotas de vários outros fundos, cada um com um gestor e com uma estratégia diferente. E claro que, de um modo geral, esse risco é maior do que na Renda Fixa, com um Fundo DI, por exemplo.

Agora, pra esse investimento valer a pena tem que ficar atento às taxas. “O ideal é uma taxa de até 1%, mas o mais importante é que ver o quanto o fundo entrega. O valor precisa compensar o custo”, avalia Curvello.

CONTINUAR LENDO