Desde julho, está mais fácil trocar o banco da conta salário. E os clientes têm aproveitado essa vantagem. Levantamento do Banco Central – feito a pedido do Letras & Lucros – mostra que, de 1o de julho a 21 de setembro deste ano, foram 443.095 novos pedidos de portabilidade. “Isso é um ótimo sinal. Mostra que o cliente está correndo atrás de informação. A portabilidade estimula a concorrência saudável. Faz o banco melhorar taxas e serviços para não perder o cliente”, avalia Betty Grobman, professora de finanças e sócia da BSG Duoprata.

E é exatamente isso que vem acontecendo. Dos mais de 400 mil pedidos de portabilidade, somente em metade dos casos, a mudança realmente foi para frente. E sabe qual o principal motivo para o cliente desistir da portabilidade? Na maioria das vezes, o banco detentor da conta salário entrou em contato com o cliente e ofereceu condições mais vantajosas. Então, se você tem conta salário precisa avaliar o serviço que recebe do banco pra ver se está valendo a pena.

 

Como funciona a portabilidade?

O serviço permite ao cliente transferir, sem nenhum custo, o dinheiro da conta onde a empresa deposita o salário todo mês, para a conta que ele quiser, independentemente da instituição. Desde 1o de julho, o salário pode ser recebido também em contas oferecidas por startups financeiras, as chamadas fintechs.

As novas regras determinaram ainda que o cliente não precisa mais ir até a agência onde recebia o salário pra pedir a mudança. Ele pode solicitar a alteração também na instituição  para onde gostaria de ir.

 

Qual o passo a passo para pedir a portabilidade?

1- Verificar no RH de sua empresa:

– se efetivamente recebe por conta salário;

– qual é o banco detentor da conta salário;

– o CNPJ e nome da empresa que é responsável pela conta salário que possui (nem sempre é o empregador, em caso de grandes grupos empresariais, por exemplo).

2-  Realizar a solicitação de portabilidade junto à instituição em que tenha conta de depósito ou de pagamentos (pela internet ou atendimento presencial) ou junto à instituição para onde pretende transferir sua conta salário.

3- Aguardar a aprovação.

 

O que é a conta salário?

A conta salário é uma conta aberta pelo empregador, em nome do funcionário, para efetuar o pagamento de salários. Apenas a empresa pode fazer depósitos e o empregado conta com isenção de tarifas em relação aos seguintes serviços: fornecimento de cartão magnético para movimentação, cinco saques a cada crédito, duas consultas de saldo e dois extratos por mês.

O dinheiro pode ser transferido, sem nenhum custo, para uma outra instituição em que o cliente tenha conta. O banco onde a conta salário foi aberta tem dez dias úteis para processar o pedido de portabilidade. É nesse prazo que a instituição tenta oferecer condições mais vantajosas para que o consumidor fique.

CONTINUAR LENDO
1 0