Vamos supor que você queira comprar uma passagem de avião para os Estados Unidos. Você não compra a primeira que aparece, né? Você olha mais de uma companhia aérea, compara os preços, vê se vale usar milhas e só depois decide o que fazer.

Com os seus investimentos também tem que ser assim. É preciso comparar, simular situações para tomar a melhor decisão. E a partir de agora vai ser possível fazer isso aqui no Letras & Lucros.

Já estão disponíveis no portal um comparador e um simulador. E qual a diferença entre eles? O comparador funciona como um buscador de rentabilidades. Você coloca ali os ativos que gostaria de comparar e por qual período (de 1 a 5 anos). O programa faz o gráfico automaticamente, mostrando a rentabilidade de cada ativo no período.

Já o simulador é uma ferramenta ainda mais completa. Nele, você deve colocar todos os seus investimentos. Por exemplo: investimento de 5 mil reais em determinado fundo imobiliário feito no dia 15/10/2016, investimento de 10 mil reais no Tesouro IPCA+ feito em 10/12/2017, 8 mil reais na compra de ações de determinada empresa em 2/11/2015. Dessa forma, o simulador vai montar a sua carteira e comparar não só os ativos entre si, mas também a carteira como um todo. “É importante fazer o monitoramento e análise contínua da carteira para verificar se a estratégia escolhida está andando de acordo com seus objetivos”, explica Cassio Bariani, sócio-fundador da fintech SmartBrain, que desenvolveu as plataformas.

Henrique Garcia, CEO da empresa, ressalta que a base de dados é completa, composta por todos os ativos do mercado financeiro brasileiro. “Todas as informações sobre produtos de investimentos estão disponíveis para as pesquisas dos investidores e profissionais do setor”, afirma. Então bora usar essas informações a nosso favor para fazer o investimento render mais.

 

CONTINUAR LENDO
1 0