Essa semana fui lembrada de economizar no ingresso do cinema – afinal, a festa do Oscar está logo aí – usando a parceria com a operadora de celular ou com o cartão do banco. Também recebi dicas para cadastrar medicamentos em programas de descontos, usar aplicativos para pagar menos nas compras do supermercado e em postos de combustível. Tudo isso em um bate-papo com a Olivia, uma assistente baseada em inteligência artificial que tem a missão te ajudar as pessoas a esticarem o salário economizando no dia a dia.

Aliás, uma pesquisa feita pela Olivia com 4 mil usuários no país mostra que 73% são gastadores, contra 22,6% de poupadores. Eles também identificaram que o gasto diário que mais faz diferença no dia a dia das pessoas é alimentação.

Eu conversei com o Lucas Moraes, co-fundador da Olivia, e ele conta que o desenvolvimento da assistente virtual começou em 2016, no Vale do Silício, na Califórnia. A decisão de começar nos Estados Unidos, segundo ele, foi tomada porque eles queriam estar perto do que tinha de mais inovador em inteligência artificial e do open banking que está avançando por lá.

Continue acompanhando as dicas de tecnologia da coluna iBolso no Deezer, no Spotify ou no letraselucros.com. Confira as notícias do portal e fale com a gente. Você pode mandar sua dúvida, sugestão ou comentário pelo site ou para o e-mail [email protected] .


Inteligência Artificial dá dicas de como economizar no dia a dia
Baixar podcast 1 0