• Defina um roteiro
 Escolheu Europa? Bem, se você dispõe de 15 dias para curtir o Velho Mundo, é o ideal. Procure viajar fora da alta estação, quando os preços são mais baratos. Lembre-se que o euro está valorizado e você terá de planejar muito bem seus gastos.
  • Analise os custos
Um tour de duas semanas pela Europa, para um casal, pode variar entre 15 e 20 mil reais, se for pacote ou viagem independente. Mas se você e seu acompanhante forem bem controlados pode sair por menos. Há pacotes por até 7 mil reais.
  • Evite parcelar no cartão
Se você não tem todo esse dinheiro, comece a poupar. Tudo bem que as agências de viagem vendem pacotes parcelados em até dez vezes no cartão de crédito. Mas tome cuidado. Você vai contrair uma dívida que ainda irá se somar aos gastos que terá durante o passeio.
  • Planeje no longo prazo seus sonhos de turista
Por exemplo: considere a possibilidade de viajar em 2013. Calma! Já estamos em 2010, não se apresse. Quanto melhor for o planejamento financeiro para a sua viagem, mais descontraída você estará ao embarcar.
  • O tempo é seu aliado
Se viajar só daqui a 39 meses, você terá um bom tempo para juntar o valor necessário. Veja só: para acumular 15 mil reais neste prazo, na caderneta de poupança, você terá de depositar todos os meses 370 reais. Se a viagem dos seus sonhos vai custar 20.000 reais, então você terá de aplicar 490 reais por mês. A rentabilidade da poupança é de 0,5% ao mês (em torno de 8% ao ano).
  • Analise o risco
Mas você pode também, buscar investimentos com um pouco mais de risco, como um fundo multimercado (que aplica em renda fixa e renda variável) e tem rentabilidade  9,5%, em média, ao ano. Neste caso, você deverá aplicar 360 reais por mês, para conseguir acumular 15 mil reais,ou 480 reais para atingir 20 mil reais no prazo de 39 meses. Pense se vale a pena correr o risco, pois a diferença no valor dos aportes, em relação à poupança é muito pequena, só dez reais.
Compre euros aos poucos
Acompanhe a cotação da moeda e veja os melhores momentos para comprar. No site FinanceOne você encontra as cotações diárias da moeda.
  • Aproveite para acumular milhas no cartão
 Nestes 39 meses de preparação para a viagem, armazene as milhas no cartão, pois se você for transferindo-as para a companhia aérea elas têm prazo de validade e você poderá perdê-las. Veja qual é o cartão que oferece o melhor programa de milhagem e escolha aquele que as milhas não expiram no final do ano.
Fonte: Cristiana Batista, economista da Clínica do Fabiano Calil
CONTINUAR LENDO
1 0