Por Bruany Bianchi de São Paulo 
 Saiba o que é
O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas, desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, a CBLC, com a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e das atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infra-estrutura.
O rendimento da aplicação em títulos públicos é bastante competitivo se comparado com as outras aplicações financeiras de renda fixa existentes no mercado. As taxas de administração e de custódia são baixas e o Imposto de Renda só é cobrado no momento da venda ou vencimento do título.
Quanto investir
Considerado uma boa opção de investimento em renda fixa, no Tesouro Direto não é necessário aplicar muito dinheiro. A partir de 150 reais o investidor já pode iniciar uma aplicação sem sair de casa, já que as transações podem ser feitas pela Internet.
Quem pode aplicar
Podem investir no Tesouro Direto todos os residentes no Brasil que possuam Cadastro de Pessoa Física (CPF) e estejam cadastrados em alguma das instituições financeiras habilitadas a operar no Tesouro Direto.. O primeiro passo para adquirir títulos é ser cadastrado em algum dos bancos ou corretoras habilitados, os chamados agentes de custódia.
Objetivos do investimento
O investimento pode ser de curto, médio ou longo prazo. É indicado para quem quer investir com baixo custo, alta rentabilidade e liquidez quase imediata. Se o investidor precisar, pode resgatar os títulos antes do vencimento pelo seu valor de mercado, uma vez que o Tesouro Nacional garante a recompra do título todas as quartas-feiras.
Tipos de títulos
Os títulos podem ser prefixados, aplicação onde, antes mesmo de se aplicar o capital, o investidor sabe quanto seu investimento irá render após certo período; ou pós-fixados, aplicação onde a rentabilidade varia de acordo com a taxa de juros vigente (Selic) e mais algum índice de inflação (se houver).
Conheça a página do Tesouro para obter mais informações www.tesourodireto.gov.br
CONTINUAR LENDO
1 0