Em tempos de crise, falta de emprego e turbulência na política nacional, seguir alguns passos pode evitar o endividamento da família e um futuro mais complicado que o presente. Segundo especialistas, pequenas atitudes podem definir o amanhã mais tranquilo ou tempos de insegurança financeira. Estes são cinco passos para passar ileso durante a crise que se arrasta.

1 – Organize-se

Saber quanto ganha, quanto gasta, quanto vai gastar ou ganhar. São pequenas atitudes que podem fazer você se organizar e planejar o futuro. Evite gastos desnecessários. Exemplo: Planeje compras de passagens aéreas com antecedência ou saiba como está sua dispensa para não pedir comida pelo delivery.

2 – Tenha um plano B

Uma renda a mais, nunca será demais. Tenha em mente habilidades e oportunidades que poderá utilizar caso perca o emprego ou caiam muito seus rendimentos. Sabe aquele brigadeiro que você faz para a família e todo mundo adora? Pode virar uma oportunidade de negócio. Tenha sempre em mente esse plano B

3 – Não faça novas dívidas e quite as atuais

Evitar a todo custo novas dívidas é fundamental nesse momento. Saúde financeira é muito importante para superar dias difíceis. Avalie a necessidade de uma compra grande. Financiamento imobiliário ou do automóvel do ano, podem ficar mais para a frente. Aproveite seu 13º salário ou a restituição do IR para pagar as dívidas. Já comece a planejar um 2018 melhor desde agora.

4 – No momento de crise que aprendemos!

Na dor ou no amor. Você já deve ter ouvido esse ditado popular. Ele é muito verdadeiro nesse momento. As vezes só valorizamos aquilo que perdemos. O emprego, a renda extra, o carro do ano, o apartamento com varanda Gourmet. Por esse motivo, é preciso aprender com a crise. Pequenas atitudes como um maior controle de gastos, uma poupança mais regrada e um orçamento mais enxuto, podem te ensinar muito. Pense nisso!!

5 – Otimize seu tempo

Tempo é dinheiro. Use seu tempo livre para tomas algumas atitudes que vão enxugar seu orçamento. Que tal arranjar um tempo para ir ao supermercado mais barato ou ao atacadista com preços até 50% mais baixos? Não seria uma boa ideia dar um presente que você mesmo fez? Sabe aquele Brownie que você faz muito bem? Coloque em um saquinho transparente com uma fita e presenteie alguém. Não perca tempo e nem dinheiro nesses dias de crise

 

Tomando uma, duas ou todas essas atitudes, será mais fácil passar ileso pela crise e principalmente construir um futuro bem melhor para você e sua família.

CONTINUAR LENDO
1 0