Depois de um período de 8 meses de queda e um de estabilidade, a taxa de desemprego no Brasil voltou a subir e bateu os 12% no trimestre móvel encerrado em janeiro. Isso significa que 12,7 milhões de pessoas estão desempregadas no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No trimestre encerrado em dezembro de 2018, a taxa havia ficado em 11,6%, com 12,2 milhões de brasileiros sem uma ocupação.

A principal explicação para o aumento no desemprego é sazonal. Tradicionalmente, janeiro é um mês em que a taxa de desocupação aumenta, já que muitos funcionários temporários contratados no fim do ano são dispensados.

O setor que mais demitiu trabalhadores foi a indústria, que ficou com menos 345 mil funcionários na comparação com o trimestre anterior, encerrado em outubro. Na agricultura, a baixa foi de 192 mil pessoas e, na administração pública, 175 mil.

Na comparação com o mesmo período de 2018, no entanto, o desemprego caiu. No trimestre móvel encerrado em janeiro do ano passado, a taxa de desocupação estava em 12,2%.

O número de trabalhadores que desistiram de procurar uma vaga – os desalentados – ficou estável em relação ao trimestre anterior: 4,7 milhões de pessoas.

Se você está nessa difícil batalha, conte com a ajuda do Letras & Lucros. Veja 6 dicas para conquistar uma vaga:

  • Mostre vontade de trabalhar e aprender. É um dos pontos mais valorizados pelos recrutadores.

  • Busque qualificação profissional. Aproveite o tempo ocioso para estudar e se preparar para o mercado. Existem cursos gratuitos, presenciais ou online, que podem ajudar nessa hora.

  • Pesquise sobre a empresa antes da entrevista. Mostre que você conhece a história, os objetivos e os valores daquela companhia

  • Nas dinâmicas de grupo, participe ativamente, mas sem atropelar os outros. Respeite os demais candidatos.

  • Não atrase! Chegar mais tarde do que o combinado a uma entrevista de emprego mostra falta de comprometimento. Por isso, saia com bastante antecedência para evitar imprevistos.

  • Seja autêntico. Não tente ser o que você não é. Os entrevistadores percebem quando um candidato está sendo artificial. Seja honesto e exponha as suas qualidades.

CONTINUAR LENDO
1 0