Saber poupar envolve não só guardar uma parte dos seus ganhos por mês, mas também observar se o tipo de investimento e a instituição que você escolheu oferecem as melhores taxas de retorno e uma certa segurança para o seu objetivo.

Se você já optou ou está buscando investimentos em renda fixa pode encontrar comparativos online que te ajudam a tomar a melhor decisão. Os robôs de investimentos de empresas como Warren, Verios, Magnetis entre outras também são bastante procurados para compor as carteiras mais diversificadas de acordo com seus objetivos, prazos, quanto é possível poupar por mês entre outros dados.

A tecnologia ajuda bastante, mas é  importante observar alguns critérios antes de tomar sua decisão de aplicar em um determinado título ou transferir o seu investimento de uma instituição para outra. O primeiro é entender o seu perfil de investidor.

O Luciano Tavares, CEO da Magnetis, observa que os investimentos em renda fixa costumam ser indicados para investidores com perfil mais conservador ou que têm um pagamento de curto prazo pra fazer. “Se você tem uma casa para pagar dentro de seis meses não vai colocar seu dinheiro na bolsa, ou então, se ficar assustando com variação dos fundos ou da bolsa, talvez seja mais interessante para você usar a renda fixa”, explica.

Outro passo importante antes de decidir para qual investimento você vai é se informar sobre o emissor daquele título. “Só porque um título paga mais não quer dizer que é um investimento melhor. Você pode ter uma instituição menos sólida que paga mais”, alerta Tavares.  Neste caso, o investidor deve entender se está disposto a assumir mais risco em nome de um ganho maior.

Uma forma de se proteger é observar se o investimento está protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos. O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, até determinado valor, em caso de intervenção, de liquidação ou de falência. Se o investimento tem a proteção do FGC, caso a instituição financeira venha a falir, você consegue garantir até R$ 250 mil em investimentos daquela instituição e até R$ 1 milhão em 4 instituições financeiras diferentes.  Já os fundos de investimentos financeiro formados por cotistas podem não ter a proteção do FGC porque são independentes da instituição financeira.

Títulos públicos ou privados? A escolha depende do nível de segurança e de retorno que o investidor busca. Quem busca mais segurança, segundo Luciano, costuma optar por títulos públicos, como o Tesouro Direto. “O medo do tesouro não pagar é pequeno, então, do ponto de vista do emissor é o investimento mais seguro que existe”, diz o especialista. “O que nunca vale a pena é investir num título privado – como CDB ou LCA – que pague menos do que o público”, ele alerta.

Outro ponto a analisar, além da taxa de retorno, é saber se o índice de retorno é pré ou pós fixado. Em princípio, saber exatamente o quanto vai ganhar lá na frente deveria ser mais tranquilo, não? Não. Como a taxa de juros no Brasil pode variar bastante, o retorno pré-fixado pode deixar de ser interessante, então a dica do especialista é optar por um título pós-fixado, mas sempre de olho no indicador.

Com essas orientações em mãos, algumas ferramentas online podem te ajudar a comparar as ofertas do mercado. Uma delas é o aplicativo Renda Fixa,  que lista índices de diversas corretoras e também traz uma calculadora para que você compare a rentabilidade de diferentes investimentos de renda fixa. Para isso basta preencher a taxa de juros e o prazo escolhido.

No gráfico de taxas você pode consultar a variação dos principais índices como CDI, IPCA, Poupança e Selic nos últimos 12 meses, seis meses ou no período que desejar. O site ainda conta com um um blog com dicas e cursinhos online para organizar as finanças e começar a investir. O  aplicativo Renda Fixa está disponível para dispositivos com sistemas Android ou iOS .

Continue acompanhando os podcasts sobre finanças e tecnologia aqui no http://letraselucros.com . Envie sua dúvida, recado ou sugestão aqui na área de comentários da coluna ou escreva para [email protected] . Um abraço e até a próxima!

CONTINUAR LENDO

Confira dicas e ferramentas online para escolher investimentos em renda fixa
Baixar podcast 1 0