As novas regras e exigências para quem vai se aposentar devem começar a valer ainda este mês com a aprovação da Reforma da Previdência. As mudanças, na avaliação de gestoras digitais de investimentos, têm levado cada vez mais pessoas a buscar alternativas de para garantir uma aposentadoria com qualidade de vida no futuro, seja em planos de previdência privada ou em uma cesta diversificada de investimentos.

“A gente está vendo cada vez mais que a previdência pública se torna menos interessante com o tempo e é cada vez mais importante que as pessoas façam seu próprio planejamento de aposentadoria e previdência para o futuro”, afirma Thomaz Fortes, gestor da Warren, gestora digital e corretora de investimentos.

A queda da Selic tem um impacto direto na rentabilidade de investimentos mais conservadores como a tradicional poupança, em fundos de renda fixa diferenciados, ou Fundos DI, bem como nos títulos de renda fixa CDB (Certificados de Depósito Interbancário), Letras e Tesouro Selic. Isso faz com que as pessoas tenham que sair da renda fixa para ter mais segurança no futuro”, observa o gestor.

Crie o hábito de guardar dinheiro
Mas antes de falarmos sobre as alternativas de investimentos, ressalto aqui uma recomendação fundamental do Felipe Sotto-Maior, presidente da gestora digital de investimentos Vérios: crie o hábito de guardar dinheiro. “Mais importante do que saber onde investir é já guardar dinheiro todo mês e desde o começo do mês, sem esperar ver se sobra no fim do mês”.

Como bem dizem os gestores, quanto mais cedo você começar a poupar, melhor. Para se acostumar, a dica é começar com pouco guardando, por exemplo, 5% da sua renda mensal. “Depois você vai decidir onde investir e, aos poucos, vai aumentando esse percentual”, aconselha Felipe.

Faça as contas e lembre-se que estamos vivendo mais tempo
Ao consultar a plataforma de uma gestora digital com um objetivo de aposentadoria é importante ter em mente com qual idade você pretende se aposentar e também fazer um exercício para entender como andam as suas finanças pessoais. “Muita gente ainda tem dificuldade de dizer o quanto ganha líquido, quais as despesas mensais e o quanto consegue guardar”, nota o presidente da Vérios.

Para definir o quanto guardar , Thomaz aconselha prever uma renda que traga poder real de compra ao longo do tempo, calculando a diferença entre a taxa de juros nominal e a inflação. Ele também lembra que estamos vivendo cada vez mais. “Considerando que todos os sistemas de previdência do mundo trabalhavam com uma expectativa de vida de 70 ou 80 anos, agora mais do que nunca a necessidade de poupança é muito maior”, alerta.

Tesouro direto
Entre os investimentos recomendados pelos especialistas para quem planeja uma aposentadoria está o Tesouro Direto. “O que mais se recomenda, que é mais fácil e menos arriscado, é pegar um título do tesouro IPCA”, diz o Felipe. “Ele é adequado porque garante um crescimento fixo mais a correção da inflação”, ele explica lembrando que o ideal é escolher o vencimento do título alinhado com o seu prazo para se aposentar.

Bolsa de valores
Se você tem mais tempo, ou acima de cinco anos até sua aposentadoria, os gestores de investimentos afirmam que vale pensar na bolsa de valores. A orientação do Felipe é não perder tempo escolhendo papéis de uma ou outra empresa porque isso dá muito trabalho e é preciso pagar uma taxa de corretagem para cada papel.

“Minha recomendação é pegar um fundo de índice ou ETF (Exchange Trade Fund) de baixo custo, que represente a bolsa de valores. Estes fundos seguem índices pré-definidos e custam menos, o que faz muita diferença no montante acumulado. Pode ser um ETF atrelado ao Ibovespa ou ao IBrX 50  – índice formado pela 50 maiores empresas da B3”, ele detalha.

Dólar
Outra dica do Felipe para quem tem um horizonte longo de aposentadoria é ter alguma posição de investimento atrelada ao dólar, que serve como uma proteção cambial contra a possibilidade de desvalorização da nossa moeda. “O que eu recomendo para essa posição de dólar é um ETF de bolsa americana que é vendido aqui no Brasil e é indexado ao dólar. Assim você tem a exposição cambial e o rendimento da bolsa americana”, detalha.

Previdência privada
O Thomaz também levanta a possibilidade de investimento direto em previdência privada, seja em planos PGBL pelo benefício no imposto de renda, VGBL ou em uma carteira previdenciária.

Ele conta que, até o fim do ano, a Warren está abrindo um fundo que vai investir em diversos fundos de previdência – um FoF (fundo de fundos). “Vamos alocar [esse fundo] de forma mais agressiva para os clientes considerando esse horizonte longo de investimento que permite ter mais renda variável”, informa o especialista.

Tenha um fundo de emergência
Felipe reforça que antes de fazer qualquer diversificação a pessoa já deve ter uma reserva de emergência em ativos seguros. Isso evita que ela mexa no investimento da aposentadoria quando, e se, tiver um imprevisto. Ele recomenda uma reserva equivalente a três ou até a 12 meses de salário ou da sua renda, dependendo do nível de estabilidade do emprego.

Entenda sua tolerância ao risco
Se a pessoa tiver um desconforto muito grande com as oscilações do mercado, mesmo com tempo para investir, não adianta assumir riscos principalmente investindo sozinha. “Ela vai acabar tomando uma decisão equivocada em um momento de estresse do mercado”, alerta Felipe.

Outra recomendação é que o investidor não coloque todo o seu dinheiro em um único objetivo para não ficar ainda mais tenso. “Se você pega, por exemplo, 15% do seu patrimônio acumulado para colocar na bolsa e ela cai, o medo que você tem de ter um problema é muito menor do que se você está com 100% comprados”, compara Felipe ressaltando que a diversificação ajuda bastante no componente emocional.

Continue acompanhando o podcast no Deezer, no Spotify ou no letraselucros.com com dicas de tecnologia para a sua vida financeira. Veja também as notícias do portal e envie suas perguntas ou sugestões na área de comentários ou pelo e-mail [email protected] .

CONTINUAR LENDO

Aposentadoria: 8 dicas das gestoras digitais para investir no futuro
Baixar podcast 1 0