Você sabia que milhares de computadores estão minerando moedas virtuais para terceiros sem que os usuários saibam ? Essa rede de mineradores involuntários é formada graças ao vírus Bitcoin Miner, que existe pelo menos desde 2013. Se instalado, ele consome parte do processamento da máquina, elevando o consumo de energia e de dados. E a vítima não ganha um centavo de uma criptomoeda com isso.

O assunto veio à tona na última semana, quando o buscador de torrents Pirate Bay admitiu ter embutido um comando em sua página inicial para instalar um programa minerador de moedas virtuais Monero, nos computadores dos vistantes. Mas eles só ficaram sabendo quando viram o processamento de suas máquinas em quase 80% após acessarem o site.

Um levantamento da empresa de segurança Kaspersky Lab mostra que o Brasil registrou 1.500 máquinas infectadas por dia com Bitcoin Miners. No começo de setembro, a média mais do que duplicou para 3.200 infeções por dia.

Mas como identificar se sua máquina faz parte de uma rede de mineradores? “É importante observar  se o computador está esquentando com frequência e acionando a ventilação mesmo quando estiver executando funções simples”, alerta André Alves, especialista em segurança da Trend Micro. Quando isso acontecer, ele recomenda dar uma olhada no ‘Gerenciador de Tarefas’ do sistema e pesquisar qual atividade está no topo da lista de consumo no momento. “Se não for um programa conhecido pode desconfiar’, ele diz.

É possível também bloquear redes de mineração diretamente no navegador. Camillo Di jorge, da Eset, cita algumas extensões para Google Chrome desenvolvidas por programadores independentes como No Coin, MinerBlockAnti Miner. “Com a ressalva de que o uso é de responsabilidade do usuário”, lembra.

Os antivírus ajudam a identificar e remover o Bicoin Miner, mas é essencial manter seu sistema operacional atualizado com as últimas correções. Também é possível fazer uma varredura com algumas ferramentas gratuitas online de empresas de segurança. Veja aqui 3 opções:

Eset Online Scanner
Kaspersky Security Scan
House Call – Trend Micro

Mande sua dúvida aqui no post ou pelo e-mail ibolso@letraselucros.com.br e continue acompanhando as dicas aqui do canal.

CONTINUAR LENDO

Cuidado com os piratas da mineração de criptomoedas
Baixar podcast 1 0