Era uma vez um jovem estudante Universidade de Oxford, chamado Kit Harris, que não sabia muito bem o que queria fazer da vida. Chegou a pensar em ser atuário, por ser uma carreira estável na qual ele empregaria seus conhecimentos da teoria das probabilidades. Mas Harris também gostava de desafios matemáticos e queria ajudar os desafortunados. Como resolveu o dilema? Acabou indo para o mercado financeiro de derivativos e explicou o motivo: embora muita gente querendo fazer o bem opte pelo trabalho voluntário ou em instituições sem fins lucrativos, ele faria muito mais pelo mundo se ganhasse um salário polpudo – e doasse parte dele.

Kit Harris não parou por aí: criou o Centro de Altruísmo Efetivo (em inglês, Centre for Effective Altruism), cujo objetivo é criar uma comunidade global preocupada em ajudar o próximo. Um dos braços dessa organização é a 80 Mil Horas (80,000 Hours), criada para aconselhar jovens adultos, entre os 20 e 30 anos, sobre como buscar carreiras que maximizem seu impacto positivo no ambiente que os cerca. Um exemplo: uma mulher havia optado pelo magistério, mas começou a duvidar sobre se realmente poderia mudar a realidade ao seu redor. Inspirada pela empresa, trocou a sala de aula por um banco de investimentos no qual seus rendimentos possibilitariam que fizesse doações generosas.

Há chamados vocacionais que talvez não permitam perspectiva tão racional, mas esse é o tipo de abordagem criativa e que leva à reflexão. A empresa tem esse nome porque a trajetória profissional de um indivíduo tem em média 80 mil horas – é desse tempo que dispomos para dar nossa contribuição. A equipe de Harris se vale de pesquisas que mostram que pelo menos um terço dos estudantes que se formam quer justamente fazer diferença com seu trabalho, mas não sabe como. De um modo geral, todos acham que só há dois caminhos: abraçar o voluntariado e o terceiro setor ou “se vender” para o mercado. O resultado dessa falta de visão é um grande desperdício de potencial. A 80 Mil Horas recebe doações individuais e não aceita anúncios. O site é aberto para quem quiser aproveitar seu guia de carreira on-line.

 

CONTINUAR LENDO
1 0