Comecei a contribuir para INSS em 1971, tenho 24 anos de contribuição, completo 65 anos em nov2016. Como ficara a minha aposentadoria? vou conseguir me aposentar quando completar 65 anos? desde já agradeço.

José Carlos,

As novas regras da aposentadoria não alteraram as exigências. Para a aposentadoria por idade, o segurado deve ter a idade mínima de 65 anos (homem), e comprovar 15 anos de contribuição. Já para a aposentadoria por tempo de contribuição (integral), o homem deve comprovar 35 anos de contribuição e, nesse caso, é aplicado o fator previdenciário ao cálculo do valor do benefício.

De acordo com o Ministério da Previdência, a nova legislação apenas acrescentou que, o segurado que preencha o requisito para a aposentadoria por tempo de contribuição, poderá optar pela não incidência do fator previdenciário no cálculo de sua aposentadoria, quando o total resultante da soma de sua idade e de seu tempo de contribuição, na data de requerimento da aposentadoria, for igual ou superior a noventa e cinco pontos, se homem, observando o tempo mínimo de contribuição de trinta e cinco anos.

por Carmen Nery