Bom dia, tenho R$ 30.000,00 para investir, gostaria de saber qual seria a melhor opção, mas que não tenha risco algum, Tesouro Direto seria uma boa? Obrigado.

Claudio,

Como a Mara sempre diz, investimento sem risco algum não existe. Tudo na vida tem riscos e o mercado financeiro também tem. O que você pode fazer é procurar ativos menos arriscados e os títulos do Tesouro Nacional são hoje a melhor opção nesse sentido. 

Tampouco existe o melhor investimento. Existe o melhor investimento para o seu caso, para a sua estratégia de vida que você tem que ter em mente antes de decidir onde aplicar. Para maiores informações, acesse a matéria sobre como escolher títulos públicos.

Essa é também a opinião do especialista Anderson Paiva, gerente de planejamento da corretora Easyinvest, para quem Tesouro Direto é uma boa alternativa para o seu caso.

Ele acrescenta ainda outra orientação: "como esse valor que você possui já é interessante, uma boa estratégia é colocar um pouco também em Títulos Privados, como CDBs e LCIs". Segundo o Anderson, são títulos que vão render um pouco mais que o Tesouro Direto, em média. Porém, atenção: eles não permitem retirar os recursos antes do vencimento.

Sobre o risco dos papeis privados, esses títulos possuem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em até R$ 250 mil. Ou seja, para o valor que você tem disponível, é uma boa alternativa para diversificar a carteira com um baixo risco. 

Se você quiser saber mais, acesse a nossa página especial sobre Tesouro Direto, com vídeos e textos produzidos pela Mara em entrevista com técnicos do Tesouro.

A maioria do nosso conteúdo é exclusiva para assinantes. Se você ainda não é nosso assinante, acesse aqui, escolha o plano que melhor se adapta às suas necessidades e junte-se à Letras & Lucros, a maior comunidade de educação financeira do Brasil.

CONTINUAR LENDO