Olá, Diante da atual conjuntura econômica e perspectivas no curto e médio prazo no mercado de juros, qual titulo público atrelado ao IPCA devo comprar hoje, visando lucro com a venda antecipada? NTNB 2035 ou NTNB 2019? Atenciosamente, Daniel.

Daniel,

A compra de títulos públicos atrelados ao IPCA (ou prefixados) visando a venda antes de seu vencimento é uma operação especulativa e de alto risco, alerta o especialista Felipe Chad, diretor da consultoria de planejamento financeiro Guide Life.

"Antes de realizar tal operação tenha certeza, primeiro, que ela é adequada ao seu perfil de investidor e se assegure de fazê-la com parte de seu patrimônio que possa enfrentar uma perda grande. Já vimos quedas grandes (cerca de 30%) em períodos de poucos meses no valor destes títulos", disse Felipe.

Ele destaca que, com isto em mente, é importante lembrar que o movimento nos preços de títulos como as NTN-bs é dado por uma séria de fatores tais como: cupom, prazo para vencimento, curva de juros nominal e, principalmente, curva de juros reais, além de outros fatores.

Entretanto, a simples ideia de que as taxas de juros reais futuras diminuirão não é, por si só, garantia de apreciação nos preços destes títulos. O movimento desta curva de juros é muito importante também. A grosso modo, caso entenda que a queda nos juros reais será maior no curto prazo e, não necessariamente no longo prazo, os títulos mais curtos devem se sair melhor. Caso acredite que a queda será paralela ao longo da curva ou mais acentuada na parte mais longa, títulos com vencimento mais longos tendem a desempenhar melhor.

"A pergunta sobre qual momento estamos é uma pergunta de um milhão de dólares", afirma o executivo. "Mesmo se fôssemos ao mercado e escutássemos diversos gestores profissionais, sem dúvida alguma, encontraríamos divergências. Novamente, friso se tratar de investimento de alto risco. Antes de fazê-lo, verifique se é adequado para seu momento atual e para aquela parcela de seu capital que pretende colocar no risco", concluiu.
 

CONTINUAR LENDO