Sou comerciante há mais de 27 anos, minha empresa é conhecida localmente e possui uma carteira de clientes extensa na região, porém devido ao enfraquecimento da economia local, acabamos por fazer muitas dívidas (impostos,fornecedores,empréstimos e financiamentos) ficando a empresa sem caixa para trabalhar e manter um bom funcionamento, faltando mercadorias, as despesas pessoais não são separadas da empresa e também nunca trabalhei com controles financeiros como Fluxo de Caixa,Demonstrativo de Resultado etc. Por onde devo começar a organizar essa bagunça que está minha vida financeira? A empresa tem faturamento acima de R$ 3,6 milhões.

Por Danylo Martins

O primeiro passo nessa reorganização das dívidas é enxergar os números da empresa, orienta o consultor financeiro Márcio Iavelberg, sócio da Blue Numbers. "Precisa começar por aí. Não é necessário ter muitos controles financeiros para observar o cenário bem claro. Talvez 4 ou 5 folhas de papel sejam suficientes". explica.

A recomendação do consultor é que você, primeiramente, monte a DRE (Demonstração de Resultados do Exercício), incluindo as receitas e despesas, mês a mês. "Separe as despesas por famílias para facilitar a visualização. Por exemplo: despesas com pessoal, instalação, despesas financeiras etc", diz Iavelberg.

Feito esse primeiro documento, é importante montar o Fluxo de Caixa, que deve contemplar visão futura de, pelo menos, 60 dias, de acordo com o consultor. "Vale a pena, ainda, montar um planejamento orçamentário e traçar a precificação dos produtos oferecidos pelo seu negócio", diz. 

Veja aqui também como saber se sua empresa é lucrativa.

Siga o jornalista Danylo Martins no Twitter: @danylomartins_