Como eu descubro o tempo de contribuição no INSS?

Pergunta de: Paulo Batista

Como faço para saber sobre meu tempo de contribuição no INSS? Existe algum portal do INSS no qual eu possa entrar com meus dados e obter a informação?

Por Bruany Bianchi 

É possível verificar seus vínculos e contribuições no link  http://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/168, informando o NIT/PIS/PASEP e a senha retirada, por motivo de segurança, na Agência da Previdência Social mais próxima de sua residência. O atendimento para obtenção dessa senha pode ser agendado pelo próprio site, no item "Agendamento eletrônico de atendimento”, ou pela Central de Atendimento 135.

Se você for correntista do Banco do Brasil, pode verificar o extrato nos terminais bancários de autoatendimento (em "outros extratos", opção 20) e no portal www.bb.com.br. Já os correntistas da Caixa Econômica Federal podem acessar o extrato por meio do Internet Banking.

De posse desses dados, você pode simular o seu tempo de contribuição no link http://www.previdencia.gov.br/?s=calcule+sua+aposentadoria

 Informações do Ministério da Previdência Social




Você talvez curta...

O inevitável futuro com impostos mais altos


Cavalo Paraguaio


Vivo com pouco. Este é meu maior investimento


#Partiu Plano B


Como eu descubro o tempo de contribuição no INSS?

Pergunta de: Roosevelt Melo

Sou de Manaus, tenho 44 anos e contribuí por 13 anos com a previdência. Deixei de contribuir por 17 anos. Como faço para regularizar minha situação junto a este órgão?

Por Bruany Bianchi

O Ministério da Previdência Social argumenta que o desempregado, que deseja dar continuidade aos seus recolhimentos e fazer jus aos benefícios previdenciários, poderá contribuir como segurado facultativo. Como já possui PIS, você deverá utilizar-se esse número para efetuar as contribuições.

 O contribuinte facultativo efetua seus recolhimentos com alíquota de 20% sobre a remuneração por ele declarada, respeitando o limite mínimo (salário mínimo) e máximo (atualmente de R$ 4.159,00). O código a ser utilizado na Guia de recolhimentos da Previdência Social – GPS para pagamento mensal é 1406.

 Se vier a contribuir apenas sobre o salário mínimo, poderá efetuar sua contribuição com a alíquota de 11%.Esta forma de contribuição não dá direito a aposentar-se por tempo de contribuição (somente por idade), exceto se indenizar os 9% restantes, incidentes sobre o salário mínimo. O código a ser utilizado nessa modalidade de contribuição, para pagamento mensal, é 1473.

 A data do referido recolhimento dá-se no dia 15 do mês seguinte ao mês da contribuição, prorrogando-se o vencimento para o dia útil subsequente quando não houver expediente bancário.

 A Previdência não fornece carnê para as referidas contribuições. O cálculo da contribuição previdenciária, com emissão da guia para pagamento, está disponível no site do Ministério da Previdência Social – http://www.previdencia.gov.br, e também no link http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html 

Entretanto, caso você prefira o carnê, poderá adquiri-lo em papelarias.

 

CONTINUAR LENDO



Você talvez curta...

O inevitável futuro com impostos mais altos


Cavalo Paraguaio


Vivo com pouco. Este é meu maior investimento


#Partiu Plano B


Close
FAZER PERGUNTA <
x

Ops!

Fazer uma pergunta é exclusivo para cadastrados (duas perguntas) e assinantes (perguntas ilimitadas).

CADASTRE-SE E FAÇA 2 PERGUNTAS ASSINE E FAÇA PERGUNTAS ILIMITADAS