Boa tarde! Estou pensando em fazer um investimento em CDB prefixado de 5 anos que paga taxa de 12% a.a. O investimento será no limite do FGC e o objetivo é complementar aposentadoria. O que você acha? A taxa é baixa? É arriscado por conta das eleições? A taxa Selic pode aumentar? Sugere outro investimento? Em tempo: não necessitarei desse dinheiro em 5 anos. Tenho 51 anos e vou fazer 2 aplicações em CPF diferentes no limite do FGC.

Marcelo,

Quando a gente fala de investimentos, a primeira coisa é entender qual é o seu perfil. Pelo que você falou, me parece que você está em busca de um investimento mais conservador, sem muitos riscos, pra garantir a sua aposentadoria. Muito legal, Marcelo! Que bom que você está pensando no seu futuro. E, olha, o CDB se encaixa nessas características.

Você comentou que está preocupado com as eleições. Realmente, esse é um período de muita instabilidade. Se você conseguir levar esse CDB de 5 anos até o fim, você vai receber a remuneração combinada: 12% ao ano. Agora, se você quiser vender antes, vai ficar sujeito à marcação a mercado. O professor Guilherme Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explica que é muito difícil saber agora se a taxa desse título prefixado está boa justamente por conta das eleições. “A gente está num cenário binário. Se o ganhador for alguém pró-mercado a tendência é que os juros caiam, então ele estaria fazendo um bom negócio. Mas eleição é muito arriscado. Então seria interessante dividir: colocar metade em um CDB pós-fixado e metade em um prefixado”, orienta.