Maria Cândida Azevedo Baumer (foto), sócia fundadora da agência People & Results, lembra que hoje as empresas têm que lidar com a realidade do envelhecimento da população e com pessoas que, próximas da idade de aposentar, não querem parar de trabalhar.

“Tem gente qualificada que não quer parar, tem saúde e disposição”, afirma Maria Cândida.

Além disso, se deixam escapar um profissional sênior, ele leva embora muito do conhecimento sobre a empresa e o setor, informações valiosas que poderia deixar para os mais jovens que vão substituí-lo. Daí a oportunidade para quem não quer parar de trabalhar.

Como se preparar para continuar no páreo depois da aposentadoria:

  • Desenvolva uma segunda carreira em paralelo com a primeira – Não precisa ser nada parecido, pode ser algo que você sempre quis fazer e até fazia como hobby.
  • Comece pelo menos seis anos antes de se aposentar;
  • Analise o mercado – Leia muito e pesquise para saber quais as chances de seu novo trabalho/carreira/negócio em relação aos potenciais clientes e concorrentes. O Sebrae, por exemplo, é uma excelente fonte de informações.
  • Feed back – peça aos amigos, colegas de trabalho e outros profissionais uma opinião sincera sobre sua atuação na carreira que pretende abraçar.
  • Experimente – trabalhe na sua paixão, mesmo voluntariamente; uma coisa é fazer para os amigos, outra é trabalhar com isso seriamente;
1 0