Você se programa durante toda sua vida, poupa, realiza investimentos, se priva de alguns prazeres para ter uma aposentadoria tranquila financeiramente. Chega a idade de se aposentar, organiza seus recursos e inicia sua vida de aposentado. Aí vem um problema de saúde, problema esse que poderia ser evitado investindo também, durante toda a vida, no seu bem-estar.

“É preciso programar uma atividade física que lhe dê prazer. Com o passar dos anos, aqueles movimentos naturais do nosso corpo não são os mesmos. ”

Naturalmente as pessoas acabam se dedicando a poupar e investir, e podem deixar de lado a questão da saúde. Como gozar da aposentadoria plenamente? Segundo Marcio Atalla – Professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP, “Nunca é tarde para começar a atividade física. Mas é importante que seu estilo de vida seja saudável. É preciso ter o mínimo de movimento, na academia ou até nas atividades cotidianas”.

No mundo moderno, não precisamos trocar de canal levantando do sofá, vamos à padaria de carro e pouco nos exercitamos, “É preciso programar uma atividade física que lhe dê prazer. Com o passar dos anos, aqueles movimentos naturais do nosso corpo não são os mesmos. ”

A alimentação é um fator importantíssimo para o bem-estar, agora e depois dos 60 anos. A maneira como nos alimentamos, é a maneira como vamos aproveitar o futuro. Marcio ressalta a importância da alimentação. “60% a 70 % da nossa alimentação precisa ser composta por alimentos frescos e/ou em natura, e o restante, 30%, de alimentos industrializados. Não precisamos abrir mão do prazer de comer. Apenas faça a maioria das refeições saudáveis. Pode comer o chocolate ou outros alimentos mais calóricos, sim.”

O importante quando começamos um investimento financeiro, é saber diversificar e estar atento as oportunidades. Na questão física, precisamos preparar nosso corpo para o futuro. “Com o passar da idade, é preciso ganhar e manter massa muscular para a terceira idade. Massa muscular é força e força é autonomia”, afirma Marcio Atalla.

A regularidade também é fundamental nos dois investimentos, o financeiro e físico. Segundo Marcio, “É preciso que o exercício seja regular, 5 vezes na semana, no mínimo 30 minutos. Quando chegar nos 60 anos, escolha atividades que possam reforçar a parte muscular. Caminhadas, se tiver praia perto, caminhar na areia, Pillates ou musculação. Atividade física tem que vir com prazer para manter a regularidade”

Crie sua carteira ou portfólio de investimento na sua saúde. Se prepare desde cedo para o futuro da saúde financeira e bem-estar físico. Vamos investir e se mexer.

Ouça aqui a entrevista de Marcio Atalla

CONTINUAR LENDO
1 0