A consultora de moda Bruna Holderbaun, da Closet Detox, ensina: é um equívoco achar que quanto mais roupas no armário, mais opções. Muitas vezes é o contrário, o armário entupido e a sensação de nada para vestir.

Aqui vão alguns princípios para sair dessa armadilha de insatisfação que leva ao consumo insustentável e, consequentemente, à bancarrota financeira:

  • Revise seu guarda roupa – tire uma tempo livre, de seis em seis meses pelo menos, para revisar cada peça do guarda-roupa.
  • Selecione as peças que nunca usou e, caso constate que nunca vai usar mesmo, desapegue! Doe ou venda em brechós.
  • Procure referências de estilo, não para copiar, mas para encontrar o que agrada. Um bom site para isso, segundo Bruna, é o Pinterest.
  • Shopping não é passeio – o ambiente no shopping é feito para levar às pessoas às compras. Mas se você não precisa comprar nada, não vá.
  • Atitude – Só vá fazer compras quando souber exatamente o que precisa e o que quer.
  • Se encontrar algo que interessa, não compre logo na primeira. Anote, saia para tomar um café, depois volte. Talvez você desista de comprar se não for por impulso.
  • Não acredite na conversa dos vendedores de que aquela é a última peça, nem se deixe levar por facilidades de pagamento. Esse é o caminho para o descontrole financeiro.

Onde se desapegar:

Brick de desapegos – evento promovido pela Faculdade Senac para que as pessoas vendam troquem e doem peças que não usam mais.

Repassa – Site que intermedia compra, venda e doação. Fotografe o que você não usa mais e coloque a venda.

Enjoei – Um “marketplace” de roupas, calçados, acessórios e outros artigos de segunda mão com mais de 100 mil vendedores e um milhão de produtos cadastrados.

The Coolest Thrift Store – Plataforma de conteúdo e revenda de peças que cede o ambiente e as ferramentas para venda, reaproveitamento e troca de itens esquecidos, guardados, pouco usados.

Vestiaire Collective – Um site internacional de venda e troca de roupas usadas…por estrelas do cinema.

Foto: Unsplash/ Pixabay

CONTINUAR LENDO
1 0