O valor do Bitcoin chegou a cair para US$ 6 mil esta semana, seu pior valor desde novembro, comprovando que é um investimento volátil e dividindo opiniões. Será esta a confirmação de que temos uma bolha financeira? Ou será uma janela de oportunidade para quem quer investir e comprar criptomoedas em momentos de baixa? Para quem está há mais tempo nesse mercado, como Guto Schiavon, da FoxBit, esse movimento de queda é frequente no histórico da moeda.

Os movimentos de autoridades reguladoras sobre este mercado costumam afetar bastante os preços das moedas virtuais, especialmente na Ásia. Mas nesta semana as perdas ocorreram após a notícia de que reguladores dos Estados Unidos estudam pedir ao Congresso que haja uma supervisão federal sobre as plataformas de negociação dessas moedas. Outro fator que pesou contra as moedas virtuais foi o anúncio de bancos dos EUA e do Reino Unido proibindo a venda de criptomoedas com cartão de crédito.

Já a visão de Stan Schroeder, em um artigo do site Mashable mostra que a peocupação de governos em regulamentar as criptomoedas pode ser positiva para o futuro deste mercado.

E o que ajudou a reerguer o Bitcoin veio justamente do Senado americano, em uma audiência com os presidentes da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e da Comissão de Comércio a Prazo de Mercadorias (CFTC). Na avaliação de Jay Clayton, presidente da SEC o Congresso norte-americano pode precisar mudar as leis financeiras para regular melhor as criptomoedas.

Perguntas, dicas, comentários? Fale com a gente pelo post ou escreva para ibolso@letraselucros.com.br .


Criptomoedas em busca do equilíbrio
Baixar podcast 1 0